Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Fachada, PilarBiblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Fachada, PilarBiblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Imagem 4 de 51Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - FachadaBiblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Mais Imagens+ 46

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Eduardo de Almeida, Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos; Eduardo de Almeida, Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Dutotec, Estrutel, Fortemetal, Neocom, Penetron, Previnsect, Reinstall, Sul Metais, ULMA Architectural Solutions, Wall Systems, Werden
  • Equipe Arquitetura: Arq. Leonardo Sette, Arq. Roberto Zocchio, Arq. Luana Radesco, Arq. Maira Rios, Arq. Cesar Shundi Iwamizu, Arq. Caio Atílio Dotto, Arq. Juan Gonzalez Calderón, Arq. Nana Blanaru, Arq. Jorge Spangenberg (meio ambiente), Arq. Marina Loeb, Arq. Cecília Heichstul, Arq. Marina Colonelli, Arq. Felipe Noto, Carlos Labriola Sandler
  • Cálculo Estrutural De Concreto E Metálica: Companhia de Projetos – Eng. Heloísa Maringoni
  • Paisagismo: CAP Consultoria Ambiental Paisagística – Arquiteto Sidney Linhares
  • Gerenciamento Técnico: Arq. Rodrigo Mindlin Loeb, Eng Cyro Ruben Alvares Pessoa, Eng Milton Zeni, José Rubens Joazeiro, Mestre Sebastião Bueno da Silva, Arq. Caio Atílio Dotto
  • Supervisão Técnica: Eduardo de Almeida Arquitetos Associados
  • Construção: Scopus Construtora e Incorporadora
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb assinam o projeto da Biblioteca Brasiliana. O edifício, com mais de 20.000 m², abrigará o raro acervo de 17 mil títulos doado pelo bibliófilo à universidade.

No final de 1999, o bibliófilo José Mindlin transmitiu para o neto, Rodrigo Mindlin Loeb, e para o amigo Eduardo de Almeida, uma missão: tocar o projeto da biblioteca que abrigaria a rara coleção de livros – o maior acervo particular do Brasil, com cerca de 17 mil títulos e 40 mil volumes – que doou para a Universidade de São Paulo (USP). Quando Mindlin faleceu, em fevereiro de 2010, aos 95 anos, a obra avançava, vencendo obstáculos, e sua concretização era apenas uma questão de tempo.

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Cerca, Corrimão
© Nelson Kon

O edifício de 21.950 m2 foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países, como a Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Saint Geneviève, de Paris, na França. A Library of Congress (Biblioteca do Congresso), de Washington, foi consultada para definir diretrizes de conservação das obras.

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Imagem 34 de 51
© Nelson Kon
Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Prateleira
© Nelson Kon

O complexo, que também abrigará o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), conta ainda com livraria, cafeteria, sala de exposições e auditório para 300 pessoas.

O projeto levou em conta elementos sustentáveis. Todos os espaços são ligados por uma grande cobertura com lanternim central de vidro laminado, o que permite a entrada de luz natural, promovendo economia de energia, além de filtros UV e um plano de chapa perfurada, que protegem os livros de radiação solar direta. O Instituto de Elétrica e Eletrônica (IEE) da USP desenvolveu um projeto de geração de energia fotovoltaica na cobertura do edifício. Com potência de 150kw, deve suprir a demanda do complexo durante o dia.

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Corrimão
© Nelson Kon
Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Aço
© Nelson Kon

O paisagismo integrado criará um bosque no entorno da edificação. A implantação da obra teve remanejamento de algumas árvores com replantio bem sucedido. A construção também foi compensada com o plantio de milhares de mudas no bairro do Butantã.

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Janela, Fachada, Vidro
© Nelson Kon

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin consumiu cerca de R$ 130 milhões. Além dos recursos orçamentários da USP, a construção do edifício contou com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Lampadia e do BNDES, e com o patrocínio (por meio da Lei Rouanet) da Petrobras, CBMM, CSN, Fundação Telefônica, Suzano Papel e Celulose, Votorantim, Grupo Santander, Raízen, Cosan, Natura e CPFL.

Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos - Janela
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Biblioteca Brasiliana, Cidade Universitária, USP, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: "Biblioteca Brasiliana / Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos" 09 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107652/biblioteca-brasiliana-slash-rodrigo-mindlin-loeb-plus-eduardo-de-almeida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.